terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

A Origem da Vida


Stephen Hawking, em seu livro o Grande Projeto nos narra a seguinte lenda: “O povo bacuba da África Central, conta que, no princípio, havia apenas escuridão, água e o grande deus Bumba. Um dia, Bumba, em consequência de uma dor de estômago, vomitou o Sol. O Sol secou a água e apareceu a terra seca . Mas as dores de Bumba continuavam e ele vomitou ainda mais . Assim surgiram a Lua , as estrelas, e então alguns animais _ o leopardo, o crocodilo, a tartaruga e finalmente o homem.
Na Bíblia judaica-cristã lemos: “No dia em que o Senhor Deus fez o céu e a terra, ainda não havia na terra nenhum arbusto do campo e a vegetação ainda não tinha brotado, porque o Senhor Deus não havia feito chover sobre a terra, nem havia ninguém para cultivar o solo. Mas subia um vapor da terra e umedecia toda a superfície do solo. Então o Senhor Deus formou o ser humano do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e ele tornou-se um ser vivo”.
Os evolucionistas e os astros-físicos têm explicações muito mais interessantes:

“A origem da vida foi a origem da verdadeira hereditariedade; poderíamos dizer a origem do primeiro gene (a mais ou menos 4,5 bilhões de anos). Apresso-me a dizer que, quando digo primeiro gene, não me refiro a primeira molécula de DNA. Ninguém sabe se o primeiro gene era feito de DNA, e eu aposto que não era. Como primeiro gene quero dizer o primeiro replicador. O replicador é uma entidade, por exemplo, uma molécula , que forma linhagens de cópias de si mesmo. Sempre haverá erros nas cópias. E assim essa (primeira) população adquirirá variedade. (…) A origem de um replicador deste tipo não foi um exemplo provável, mas só teve que ocorrer uma vez. Dali por diante, suas consequências foram automaticamente autossustentáveis, e eles daí se originaram e pela evolução darwiniana, todas as formas de vida (…) O que é único no primeiro replicador, aquele que desencadeou a vida, é o fato de que ele não tinha nenhum suprimento pronto de coisa alguma que tivesse evoluído, sido projetada ou educada. Funcionou imediatamente , ab initio, sem precedentes e sem outra ajuda que não as leis comuns da física.
Uma poderosa fonte de ajuda para uma reação química é um catalisador, e seguramente , alguma forma de catálise esteve presente na origem da duplicação.(...) Catalisadores, são em geral grandes moléculas de proteínas, chamadas enzimas(...) Catalizadores, por definição não são consumidos na reação química que promovem, mas podem ser produzidos. (...)Uma reação autocatalítica não começa facilmente , mas, uma vez desencadeada, desenvolve-se por conta própria. (…) A hereditariedade (então) como uma reação fortuita de um processo auto-catalisador, (...)disseminou como um fogo, levando por fim a seleção natural e tudo que se seguiu”.
A grande história da Evolução, pags 647 e 648- Richard Dawkins.

*
“Os astrobiólogos nos dirão com honestidade que esta questão não tem uma resposta simples ou aceita de modo geral. (…) Seja qual a característica que especificamos para separarmos a matéria viva da não viva sobre a Terra. A vida se reproduz? O fogo também. A vida evolui para produzir novas formas? Isso também se observa em certos cristais que crescem em soluções aquosas. (...) No entanto, a vida tem conjuntos de objetos que podem se reproduzir e evoluir (...) mas, para serem qualificados como vida devem se evoluir em novas formas com o passar do tempo.
A maioria dos paleobiólogos acredita que a vida deve ter surgido pelo menos há três bilhões de anos e provavelmente há mais de 4 bilhões de anos (…) Por uma estranha coincidência, a época ausente no registro geológicos que inclui a origem da vida também abrange a assim chamada era dos bombardeamento, que cobre aquelas primeiras centenas de milhões de anos críticos depois da formação da Terra (…) Como esses impactos afetaram a origem da vida? Os biólogos nos dizem que talvez eles tenham desencadeado tanto o surgimento como a extinção da vida sobre a Terra, não apenas uma vez, mas várias vezes. (…) O bombardeamento cometário (que trouxe do espaço todos os elementos necessário a vida: hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, uma menor quantidade de fósforo, e principalmente o carbono, entre outros ) parece , portanto, ter fornecido para a Terra parte da água de seus oceanos e o material com que a vida podia começar”.
Origens: catorze bilhões de anos de evolução cósmica; pags: 245 a 247 – Neil deGrasse Tyson.



Nenhum comentário:

Postar um comentário