terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A Luta pela volta da Democracia

      
Apesar de não ser mais filiado ao partido ouso comentar sobre ele nesse momento que a democracia é tão agredida pelo governo golpistas e se esbarroa no país. Lembro-me de uma artigo publicado pelo saudoso e brilhante companheiro Plínio de Arruda Sampaio, escrito em 2000, na Folha de São Paulo, falando da luta do povo brasileiro durante os 500 anos de Brasil, dizia que a luta para a fundação do PT tinha, com certeza, esses mesmos 500 anos.
Faço minhas as suas palavras, pois o PT, um partido surgido dos trabalhadores, com os trabalhadores e para os trabalhadores, tinha o calor e os suores das lutas de todos os brasileiros e se fez como um dos partidos mais democráticos do país. Ainda hoje representa o avanço na política brasileira e por ele ainda passa a luta de classes no Brasil.
Mas, cabe neste momento auto-crítica e uma estratégia de luta contra o arcabouço montado pelas elites no poder. Escrevi conjuntamente com Inês Paz, em 2004, um artigo que aqui reproduzo um pequeno texto:
A luta popular e sindical, que teve um papel fundamental no final da década de 70, na aglutinação de todos aqueles que lutavam contra a ditadura militar __ lideres socialistas de organizações que retornavam da clandestinidade, do movimento contra a carestia, as organizações eclesiais de base da Igreja, agrupamentos de esquerda gestados em pleno regime militar e outros anteriores a ele__ e debatiam a criação de um instrumento de luta que fosse capaz de organizar os trabalhadores, os excluídos, enfim, o povo, visando à transformação social do país.
Todos esses anos de lutas que culminaram com a eleição de um operário para presidente do Brasil, mostraram que estávamos certos.
Porém, como falou o deputado federal Ivan Valente em nota divulgada conjuntamente com Plínio de Arruda Sampaio, meados de 2004: O PT esgotou seu papel como instrumento de transformação da realidade brasileira. A manutenção da essência da política econômica do governo anterior frustrou boa parte dos militantes e apoiadores que esperavam mudanças...”
E cabe acrescentar agora: O governo Lula, eleito para ser a esperança do país, teve avanços na redistribuição de renda e na diminuição da miséria ou seja, na inclusão social. Falhou na democratização da mídia, monopólica desde os tempos da ditadura e em não alavancar, com a sustentação dos votos e a popularidade que conquistou, as mudanças radicais na política brasileira. Mudanças essas necessárias e urgentes. E mais, para mim Lula e o PT erraram por não saberem usar a democracia em benefício das forças populares. Por mais paradoxal que pareça, por ser democrático Lula, com oitenta por cento de popularidade e o Congresso quase à mão, acertou ao não querer se perpetuar no poder a exemplo de seus colegas sul-americanos: Ivo Morales na Bolívia e Hugo Chaves na Venezuela; mas errou ao aceitar as regras democráticas vigentes, dando poder maior ao Ministério Público e liberdade de ação as promotorias e a PF e incentivou a criação de partidos (evangélicos, principalmente). Como consequência entregou um governo para Dilma sem base parlamentar e cercada de fisiologistas e corruptos. Assim fragilizado o PT deu espaço as manobras do impeachment e foi acuado pela grande mídia. Com um pulso mais firme tudo isso poderia ter sido evitado. Ou seja, a esquerda esqueceu de ler Maquiavel (frase que pego emprestado de Carlos Henrique Vieira Santana, no La Monde) e a arte de bem governar. Agora temos que esperar que o massacre ao seu principal líder dê uma trégua para que a democracia vença novamente com eleições diretas e a saída dos golpistas, ou o que é mais provável, com a volta de Lula em 2018, para dar um basta no entreguismo e na delapidação do patrimônio público, bem como resgatar os princípios da Constituição Cidadã, hoje adulterados. E mais que isso: Elaborar uma plataforma de mudanças radicais que volte a empolgar o povo, democratizar o acesso à mídia e sacramentar o poder popular. Isso se a Casa-grande e sua poderosa mídia não conseguirem impedir.







Nenhum comentário:

Postar um comentário